APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig informa sobre operação da Usina Hidrelétrica de Três Marias durante os dias 01 e 02/05/2025

Haverá aumento gradual das vazões liberadas pela Usina de Três Marias para viabilizar a operação de lançamento do Vapor Benjamim Guimarães de volta ao rio São Francisco

30/04/2025

A Cemig informa que das 18 horas do dia 01/05/2025 às 24 horas do dia 02/05/2025, a Usina Hidrelétrica de Três Marias irá operar com um patamar de geração de energia mais elevado, o que, consequentemente, resultará em um aumento das vazões liberadas no Rio São Francisco, que arão a ser da ordem de 650 m³/s.

Embora essa não seja uma quantidade de água considerada atípica, uma vez que faz parte da operação normal da usina, será superior aos valores praticados ao longo do mês de abril, que variaram de 90 a 490 m³/s.

Como toda a vazão liberada pela usina será utilizada para a geração de energia, não haverá a abertura do vertedouro, de modo que a operação poderá ser percebida, sobretudo, pelo aumento do nível do rio, que ocorrerá de modo gradual.

Esse aumento das vazões, que está acordado e será coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), visa atender a uma solicitação da Empresa Municipal de Turismo de Pirapora, que no dia 03/05/2025, realizará a operação de lançamento do Vapor Benjamim Guimarães de volta ao rio São Francisco, após os trabalhos de restauração.

É importante destacar que a embarcação é um patrimônio histórico e cultural tombado pelo Estado de Minas Gerais, de grande relevância para o turismo regional. Seu relançamento representa um marco simbólico para a comunidade local, promovendo o resgate de tradições, a valorização da memória fluvial e o incentivo ao desenvolvimento econômico e cultural do Vale do São Francisco.